quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO


A filosofia da inclusão só traz vantagens no que respeita às aprendizagens de todos os alunos, tornando-se num modelo educacional eficaz para toda a comunidade escolar, designadamente para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Quanto ao aluno com NEE, para além da filosofia da inclusão lhe reconhecer o direito de aprender junto com os seus pares sem NEE, o que lhe proporciona aprendizagens similares e interacções sociais adequadas, ela pretende retirar-lhe, também, o estigma da "deficiência", preocupando-se com o seu desenvolvimento global dentro de um espírito de
pertença, de participação em todos os aspectos da vida escolar, mas nunca esquecendo a resposta às suas necessidades específicas.
A filosofia da inclusão também traz vantagens para os alunos sem NEE, uma vez que lhes permite perceber que todos somos diferentes e, por conseguinte, que as diferenças individuais devem ser respeitadas e aceites. Desta forma, eles aprendem que cada um de nós, sejam quais forem os nossos atributos, terá sempre algo de valor a dar aos outros.

O conceito de Escola Para Todos, alarga o âmbito da acção da escola, mobilizando e usando os recursos disponíveis na comunidade, exigindo uma dinâmica activa dos docentes e técnicos assim como envolvendo e responsabilizando de forma intensa os pais dos alunos com ou sem NEE.

A diversificação de estratégias, as experiências de aprendizagem compartilhada, a adequação de materiais e objectivos, um clima aberto e afectuoso e as intervenções individualizadas contribuem, de forma decisiva, para a construção de uma Escola Para Todos.

Características e necessidades dos alunos com Multideficiência

Acesso à informação limitado. O que os leva, à partida, a ter dificuldades na compreensão do mundo que os rodeia, necessitando de constante estimulação, de numerosas oportunidades de interacção e de parceiros que comuniquem com elas de forma adequada em contextos reais, de modo a reforçar as suas tentativas de interacção. O desenvolvimento das suas capacidades, através de uma metodologia individualizada e adaptada ás suas necessidades é, também, uma das propostas de trabalho adoptada.

A UAM pretende ainda proporcionar às famílias uma resposta adequada para os seus filhos, em contexto educativo, envolvendo-os em todo o processo (caracterização, intervenção e avaliação); Promover na comunidade escolar o respeito pelo outro, sensibilizando-a para a enorme riqueza formativa que constitui a interacção e a inclusão de todos os alunos sem excepção; Responder às necessidades individuais de cada aluno numa perspectiva de sucesso e de melhoria da qualidade de vida.

Demos início no presente ano lectivo a inclusões mais intensivas e regulares, devido a um maior conhecimento dos alunos, às suas características, necessidades e ao envolvimento na comunidade educativa estar mais consolidado.

UNIDADE DE APOIO À MULTIDEFICIÊNCIA

Sem comentários: