terça-feira, 22 de janeiro de 2008

ENCONTRO COMENIUS


Nos dias 30 e 31 de Outubro, o Agrupamento nº 1 de Elvas, mais concretamente a Escola Básica 2, 3 nº 2 recebeu um grupo de docentes romenos e duas alunas, no âmbito do Projecto Comenius.
No primeiro dia, foi organizado um passeio, no comboio turístico elvense, pela nossa cidade. Todo o grupo desfrutou e aprendeu muito. Quem guiou o passeio foi um ex-professor desta escola, o professor João Paulo Garrinhas, a quem muito agradecemos. Estava um dia lindo de sol. De manhã, saímos da escola, cerca das 11.00, e fizemos o reconhecimento da parte exterior às muralhas. Seguidamente, entrámos na parte central, histórica da cidade. Passámos pelas Portas de Olivença, contornámos a muralha e passámos à bela Igreja de São Domingos. Vários pontos de interesse da cidade devem ser destacados, nomeadamente a Igreja dos Terceiros, o Cemitério dos Ingleses, o Castelo e a zona alta da cidade. Aprendemos imensas coisas! Afinal o início da nossa cidade, foi mesmo na zona do castelo! E quanto património possuímos, das civilizações árabe e romana!
Durante a parte da tarde, visitámos os fortes: o Forte da Graça e o Forte de Santa Luzia. Aprendemos que a nossa cidade é das poucas cidades europeias que beneficia de fortalezas tão completas.
Acho que as professoras e colegas romenas gostaram muito. Até porque os nossos professores falaram em inglês e francês, para eles não perderem uma palavra.
Nós beneficiámos de muitos ensinamentos. Sendo elvenses, havia aspectos arquitectónicos, dos quais desconhecíamos a origem.
No segundo dia, 31 de Outubro a escola organizou actividades do Hallowen,

Ana Santos
Ângela Alves,
7ºA

Sem comentários: