quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

AS AVENTURAS DO MARÉ

Os polícias vieram à nossa escola falar sobre o perigo das bombas de Carnaval.
Os senhores polícias mostraram-nos brinquedos pirotécnicos que são as bombas de Carnaval, e são muito perigosas.
Foi muito divertido aprender que as bombas podem estar em borboletas … mas podem rebentar nas mãos das pessoas, na barriga, na cara…
Os senhores polícias usaram o nosso computador e apresentaram a informação
Power Point. Na Sexta-Feira, dia 13 de Fevereiro, fomos observar o ambiente à volta da escola. Observámos plantas espontâneas, árvores de folha caduca e persistente.
Trouxemos grande variedade de folhas: de plátano, de oliveira, laranjeira, azinheira, alecrim…O maré têm na sua pata um ramo de oliveira e ele diz que as folhas parecem peixes.
O Maré adorou o passeio!

Na Sexta-feira, a nossa auxiliar Rita levou o Maré à costureira para ela lhe fazer o fato de Carnaval.
A nossa área de projecto é: A água – fonte de vida no planeta azul. Então, nós vamos mascarados de gota de água. O Maré como é filho do Oceano e da Baía ficou encantado!
Nesse fim-de-semana, a nossa auxiliar fez uma caminhada com o Maré. No Sábado, a Rita levou o Maré à costureira D.Violante e ela tirou – lhe as medidas, para ele ir connosco no Carnaval.
No Domingo, ele foi com a filha da Rita, que se chama Lena, ao parque. Ele adorou o escorrega!
O Maré habituado a bom peixe, detestou a gastronomia alentejana. A Rita fez sopas de cachola. Nesta altura do ano mata –se o porco, e é costume fazer - se sopas de cachola que é um prato à base de fígado, coração, pulmão e sangue de porco. Depois de tudo cortado e refogado coloca – se o sangue e deita – se por cima das sopas de pão de trigo e rodelas de laranja.


Bruna Lebre, Samuel Arvana, Carolina e Beatriz Vinagre, 3º ano,
E. B. 1 da Raposeira

Sem comentários: