quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Batalha das Linhas de Elvas - Escola E.B. 2,3 n.º2 de Elvas

A Batalha das Linhas de Elvas foi travada no dia 14 de Janeiro de 1659, em Elvas. A batalha foi entre portugueses e espanhóis.

Em 1658, o exército espanhol, com 14 000 homens de infantaria e 5 000 de cavalaria, artilharia, comandado por D. Luís de Haro, acampava a fronteira do Caia. Alguns dias decorreram em preparativos quer no lado espanhol, quer no lado português. D. Luís de Haro distribuiu as suas tropas de modo a cercarem a praça, para os portugueses não receberem mantimentos ou outra espécie de ajuda. Então, só um verdadeiro exército poderia evitar mais tarde ou mais cedo a capitulação da praça e a rainha D. Luísa resolveu chamar D. António Luís de Meneses, conde de Cantanhede, para lhe entregar o comando geral das tropas portuguesas no Alentejo, e transferir para o mesmo teatro de operações D. Sancho Manuel. As tropas espanholas que estavam instaladas nas duas colinas mais próximas começaram a bombardear a praça de Elvas, causando pânico e grandes diminuições na população. Mas o maior perigo era a peste que causava muitos mortos por dia. Mediante tal situação, D. António Luís de Meneses reuniu em Estremoz um exército a fim de socorrer aquela praça do cerco espanhol, e reunir as guarnições de Borba, Juromenha, Campo Maior, Vila Viçosa, Monforte e Arronches. Conseguiu formar um exército de oito mil infantes e dois mil e novecentos cavaleiros guarnecidos por sete canhões. Tendo ficado acordado, entre o conde de Cantanhede e D. Sancho Manuel, que o ataque às linhas de Elvas se faria pelo sítio conhecido por Murtais.

No dia 14 de Janeiro, cerca das oito horas da manhã, os portugueses desencadearam o ataque como estava previsto pelo sítio dos Murtais. Manteve-se indecisa a vitória durante algum tempo, mas a certa altura as tropas de D. António Luís de Menezes, conde de Cantanhede, conseguiram romper irremediavelmente as linhas barricadas pelos espanhóis, que começaram por ceder terreno e não tardaram a desordenar-se.

Foram grandes as perdas sofridas pelas tropas espanholas nas linhas de Elvas. Dos dezoito mil homens do exército espanhol, só cinco mil infantes e trezentos cavaleiros conseguiram alcançar Badajoz.

Nesta batalha distinguiu-se o conde de Cantanhede, que recebeu o título de marquês de Marialva, em 1661.

Em memória da Batalha das Linhas de Elvas, existe um jornal municipal, chamado “ Linhas de Elvas”.

Texto escrito por: Rita Afonso - 8º A

Sem comentários: