terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Comenius - Escola E.B. 2,3 n.º 2 de Elvas

COMENIUS – PARCERIA MULTILATERAL DE ESCOLAS
2010/2012

A nossa escola integra o projecto “KIND MINDS, KIND MOUTHS” (Mentes gentis, bocas gentis) e, por isso, recebeu entre os dias 22 e 26 de Janeiro de 2011, professores provenientes de Espanha (Campo Real – Madrid), Turquia (Samsun), Austria (Viena) e Dinamarca (Klarup). Vieram também sete alunos dinamarqueses. Outros países fazem parte deste projecto, como a Escócia, França, Itália e Hungria, embora não tenham podido vir a este encontro em Elvas.


Este intercâmbio de professores e alunos decorreu muito bem e todos os participantes manifestaram a sua satisfação em conhecer a cidade, a escola e o seu modo de funcionamento e em contactar com métodos de ensino e aprendizagem diferentes daqueles que existem nos seus países. Fizeram uma visita guiada à cidade, conheceram o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Militar e visitaram ainda Vila Viçosa, por ser um local representativo da nossa identidade nacional.

Para nós, professores envolvidos neste projecto, foi uma grande satisfação ver o relacionamento entre os nossos alunos e os alunos dinamarqueses, o qual, apesar das limitações linguísticas, foi um sucesso.

O projecto terá continuidade, com a elaboração de um panfleto que resuma as nossas tradições, a gastronomia, os monumentos e as personagens mais importantes e inspiradoras do nosso país. Todos os países farão o mesmo, para que possamos conhecer de forma mais aprofundada as suas culturas.

Em Março, seis alunos da nossa escola, acompanhados por professores, farão parte do intercâmbio que se realizará em Marselha, França, o qual esperamos que seja, mais uma vez, dominado por um sentimento de partilha e desejo de conhecimento, pressupostos fundamentais deste projecto que se encontra em desenvolvimento.

Os professores

Elisabete Simões Rasquete
Maria da Conceição Balseiro
Maria José Ferreira
Maria João Estríbio
Lucília Coelho
Sandra Rei
João Luciano

Sem comentários: